Publicidade
Segunda, 05 Novembro 2012 09:00

É pecado acreditar em ETs?

Postado por

A Igreja Católica não nega nem afirma a existência de seres vivos fora da Terra. Estas conclusões pertencem ao campo da ciência e não da teologia.

Então, se um católico crê na possibilidade de existirem ETs, não comete pecado algum. O padre jesuíta José Gabriel Funes, astrônomo e diretor do Observatório Vaticano, é um dos que cogitam esta hipótese, mas deixa bem claro que se trata apenas de uma opinião pessoal, e não de um posicionamento oficial da Igreja.

Ok... E se um dia for comprovada a existência de vida inteligente em outros planetas? Isso não poderia ser um problema para nossa fé? Pe. Funes responde:

“Acredito que não. Assim como existe uma série de criaturas na Terra, poderia haver outros seres, também inteligentes, criados por Deus. Isso não contrasta com nossa fé porque não podemos colocar limites na liberdade criadora de Deus.”

(Pe. Funes - Fonte: Tubo de Ensaio)

Entre os membros do clero, há alguns que pensam diferente do Pe. Funes. Eles dizem que a crença na possibilidade de vida inteligente em outros planetas é, sim, inconciliável com a doutrina católica. Afinal, nem a Revelação, nem a Tradição da Igreja e nem tampouco as evidências científicas oferecem qualquer base para apoiar essa ideia. Segundo eles, se existissem ETs, certamente o Senhor nos teria revelado.

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.” (João 15, 15)

Apesar das divergências entre os pontos de vista, todos concordam que ninguém comete heresia ao cogitar a existência de ETs. Se assim fosse, o Vaticano jamais financiaria e daria apoio para as pesquisa de astrobiologia, que têm o objetivo de procurar por vida fora da Terra (inteligente ou não). É importante também notar que foi o papa Bento XVI que indicou o Pe. Funes para a direção do Observatório Vaticano.

Muita gente, diante deste tema, levanta as seguintes questões: “E se um dia a existência de vida extraterrestre inteligente for comprovada... Como fica o cristianismo? Os ETs também seriam católicos? Jesus também teria morrido por eles?".

A única resposta honesta que se pode dar a estas perguntas é: SEI LÁ!

A teologia reflete sobre a realidade, e não sobre vagas suposições. E se Abraão tivesse se negado a sacrificar Isaac? SEI LÁ! E se a Virgem tivesse dito “não” ao anjo em vez de “sim”? SEI LÁ! E se o Pelé tivesse nascido na Argentina? SEI LÁ! E se aparecer sobre a face da Terra uma geração de seres humanos mutantes? SEI LÁ!

Mas, como todo filho de Deus tem direito de dar uma filosofada sem compromisso de vez em quando, o Pe. Funes se arrisca a dar um pitaco: ele acha que esses seres poderiam não ter necessidade de redenção, caso tivessem permanecido na amizade plena com o Criador. Mas se tivessem pecado, o jesuíta pensa que “também eles, de algum modo, teriam a possibilidade de desfrutar da misericórdia de Deus, como sucedeu a nós, os homens”.

Bem, crendo na possibilidade de existirem ETs ou não, é preciso que tenhamos a clara noção de que, de concreto, por enquanto, a Ciência não tem nada a apresentar... nem uma amebinha!

Quando ETs, gnomos e espíritos se dão as mãos

A questão dos ETs se torna realmente um problema para a fé quando, em vez de estar ligada unicamente à especulação científica, descamba para os delírios do esoterismo.

Se o sujeito começa a dizer que os habitantes da constelação de Alfa Centauro são seres espiritualmente superiores a nós, e enviam suas mensagens de paz e amor via telepatia... aí a coisa tá feia. Acreditar que podemos receber “revelações” de alienígenas é pecado grave de idolatria.

E quando o cara chega ao ponto de dizer que foi abduzido, que tem um chip na cabeça ou que namora com uma ET, talvez esteja na hora de parar com o chá de cogumelo...

Busquem o conhecimento!

24251 Quinta, 23 Fevereiro 2017 14:52

Comentários   

0 # Matheus Augusto de L 07-12-2017 03:02
Eu acho baboseira quem perde tempo com isso de pensar sobre vida extra-terrestre inteligente... Deus se fez homem! Deus humanizou-se! Não "marcianizou-se" rsrs. Nós estamos na plenitude dos tempos, como pode existir algum ser extra terrestre mais evoluído que a natureza de Cristo? Gente, Deus se fez homem! Não há nada maior que isso! Não há outra criatura que recebeu tamanha honra, graça e redenção de Deus, nem os anjos! Ganhamos a graça por Jesus de podermos chamar Deus de Pai! E Jesus é um com o Pai e o Espírito! Isto de ficar procurando no espaço vida me faz pensar sobre nossa tendência a "babelonizar" tudo. Buscamos la em cima a vida no espaço sideral e só encontramos poeira e vazio quando, na verdade, a vida está na nossa humanidade unida a Cristo... Deixemos as coisas dos sábios e entendidos deste mundo e nos aprofundamos na sabedoria que o Pai revela apenas aos pequeninos! Minha opiniao... Rs
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Thiago 08-10-2017 20:56
Sou cristão e amante da astronomia. Tantas perguntas sem respostas me vem a cabeça toda noite quando olho para as estrelas, mas muitas coisas são mistérios de Deus e é certo de que o que não for para ser descoberto pelo homem, não será...

Deus permite conhecermos muitas coisas, mas outras não nos são permitidas... Minha opinião sobre existência de vida fora da terra é meio complicada, pois existem anjos,demônios, nosso Deus e Jesus Cristo, eles são vidas, são seres superiores a nós e nao "vivem"na terra, portanto são extraterrestres pois nao residem aqui, existe o paraíso e o inferno, que nao fica neste mundo...agora,outro tipo de vida, não acredito ate que provem 100% de fato.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Atenágoras 24-02-2017 20:57
Existem coisas que o Senhor, não nos revela. Portanto dizer que vida extraterrestre, seja ela inteligente ou não, não existem porque não está na Bíblia, não faz sentido. Deus criou tudo, visível ou invisível. A Deus a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Atos 1.7
7 Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,



Apocalipse 10.4
Quando cessaram de falar, dispunha-me a escrever, mas ouvi uma voz do céu que dizia: Sela o que falaram os sete trovões e não o escrevas.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Luis Fernando 23-02-2017 19:11
A Ciência foi criada por Deus, portanto ela não pode servir de argumento contra Ele. Há um trecho do livro A Fé Explicada do Pe Leo J. Trese que fala o seguinte sobre a teoria da evolução: "A busca do “elo perdido” continuará, e cientistas católicos participarão nela. Sabem que, como toda a verdade vem de Deus, não pode haver conflito entre um dado religioso e outro científico. Entretanto, nós os demais católicos continuaremos imperturbáveis. Seja qual for a forma que Deus escolheu para fazer nosso corpo, o que mais importa é a alma."
Então será da mesma forma com as vidas inteligentes em outros planetas..
Responder | Responder com citação | Citar
+5 # Lucas 27-11-2016 13:53
Quando meu perguntam se eu acredito em vida inteligente fora da Terra, é exatamente isso o que eu respondo: SEI LÁ! Mas então a pessoa fica consternada e exige que eu de uma resposta definitiva entre o "SIM" e o "NÃO", me induzindo a responder "SIM"(ai de mim se eu responder "NÃO") porque é arrogância da nossa parte achar que estamos sozinhos, que o universo é "só nosso", que há trilhões de galáxia e portante seria ingenuidade da nossa parte não acreditar em ETs. Mas ai eu pergunto se a pessoa acredita em Deus e algumas delas me responde "não"...é curioso isso, pois elas olham para esta imensidão e acreditam em tudo, afirmando que você não é o único ou que você não é especial, mas continua negando a existência de um Ser verdadeiramente superior a ela e que impôs uma ordem natural ás coisas. Não vejo problema algum quando a pessoa olha para universo, observa o tamanho grandioso e diga "é impossível não haver vida inteligente fora da Terra", mas quando eu observo o universo, prefiro acreditar que Deus o fez assim para que nós sejamos humilde e percebemos que não somos NADA perto da Grandeza Divina. Alias, quando a pessoa fala "não estamos sozinho", eu concordo plenamente com ela.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Alex Hoffmann 24-03-2016 18:17
Bom, depois deste post, com o seu final fantástico, cogumelo achando que xícara é jacusi, só posso dizer uma coisa, com isto aqui https://www.youtube.com/watch?v=vkJ5Lc0WwVw o que tiver de ET, pode ser só ameba marciana mesmo, morre tudo. Isso é pior que ROUND'AP. Aliás, se tiver vida inteligente fora da terra, não daria pros caras virem aqui me levar embora?
Responder | Responder com citação | Citar
-1 # Alex Hoffmann 24-03-2016 18:24
Porém acho eu que vai ter mais gente pedindo pra ir junto. Mas, tá tranqilo tá favorave.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Leniéverson 11-03-2016 00:16
Bom artigo!
Responder | Responder com citação | Citar
-2 # Matheus de Andrade 14-01-2016 18:10
Sou cristão católico,sou de uma família de pais católicos, acredito plenamente em Deus, e sou fá de doctor who, por isso só queria saber: é pecado ou inapropriado para um cristão gostar de ficção cientifica?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 14-01-2016 18:26
Não, de modo algum. Por que seria pecado?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Maria Ester 28-09-2015 16:52
Paz de Maria, Hoje com o anúncio da NASA das evidências firmes de água em Marte, eu sou da opinião que nós precisamos termos mais respostas para assuntos atuais. E se em algumas décadas soubermos que a vida não é exclusividade da Terra. Indo um pouco mais além e entrando no terreno da ficção. Se houver vida unicelular em planetas tão próximos, também poderia haver vida mais complexa a maiores distâncias. Então, como responder as perguntas sobre a vontade do Criador na escala do Universo, além de perguntas mais simples se haveria outro Jesus e outras Marias nos mundos paralelos. Meu filho não é mais religioso por não termos, eu e meu grupo de estudo, respostas logicas para questões como essas. Não sei o que fazer. Todos são ateus meu Jesus. Feeling :( por ir a missa sozinha. No meu ponto de vista, Jesus visita vários mundos. E deverá haver outras Marias, mesmo se um pouco mais verdinha. O professor de religião (colégio Jesuíta) até criou um dever de casa de como seriam as Marias no Universo. Achei um pouco forçado mas ficou engraçado. O que vcs acham meus queridos? Obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Newton santos 21-08-2015 17:03
A outros que não são deste aprisco, mas ouvirão minha voz e me seguirão. ev. de João. sempre achei que tal passagem se referise a outras religiões. mas até que se encaixa bem neste contexto. kkkk
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Sandro 26-04-2015 22:28
Bom, sobre aqueles que acham que não há como conciliar a crença católica com existência de vida alienígena porque não há uma única indicação na Revelação e na Tradição, vigora aquela questão de que trata-se situações diversas, a teologia não se preocupa em detalhar todas as questões científicas, e a grande maioria destas questões não é inconciliável com o cristianismo. A Bíblia também não fala de girafas ou dinossauros (apesar de o termo dinossauro não existir durante os períodos em que a Bíblia foi construída), mas essa omissão não significa que a Bíblia negaria a existência de girafas ou dinossauros, da mesma forma a vida alienígena não é afirmada e nem negada. No que concerne a ausência de evidência científica, essa ausência de evidência não é evidência de ausência (esse raciocínio é falacioso). Pode demorar o tempo que for, mas pode ser que um dia, amanhã, depois, ano que vem, ou daqui a mais 100 anos venha a ser descoberta a existência de vida fora da Terra.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Joana Darc 24-03-2016 02:00
Comentário muito sensato! Particularmente, concordo com tudo que você falou.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sandro 26-04-2015 22:32
Vale ressaltar que ao afirmar que trata-se de situações diversas, eu não quero dizer que ciência e religião seriam inconciliáveis, mas apenas que os campos de estudo dos dois são diversos, um se dedica mais a estudar uma coisa, enquanto o outro concentra seus estudos em outra, mas ambos podem complementar suas conclusões sem problema algum.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Maicon wodtke 08-01-2015 01:34
Quem vive verás, rs , de dois uma, o que pra eu e fato, existe sim muitos mistérios entre o céu e a terra, e mesmo a humanidade tendo vasto conhecimento em varias áreas, ao meu ver não estamos nem engatinhando, temos tanto conhecimentos quanto aos primeiros segundos apos a fecundação entre óvulo e espermatozoide.Sou cético nesta área, não faço uso de nem um tipo de alucinógenos, sou sadio mentalmente, tenho conhecimentos das distancia e número astronómico, mas oque meus olhos virão, fez mudar minha visão de vida.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Fábio Santos 08-12-2014 18:19
Exoteologia é um termo que foi cunhado em português para definir parâmetros de entendimento religioso em futuros contatos com seres extraterrestres, o que é chamado de "extraterrestrial theology". Conceitualmente, é o exame das conseqüências teológicas advindas do contato com inteligências extraterrestres. Implica também em como compreender possíveis crenças extraterrestres, e em como nossa própria teologia seria afetada face a prova incontestável de vida alienígena. Fala do reconhecimento de alguns Religiosos de que a vida fora deste Mundo é provável, e que isso não entra em conflito direto com seus textos religiosos, apenas abre uma série de novos esclarecimentos e desafios. Exoteologia http://midiaeprofecia.blogspot.com.br/2008/02/exoteologia.html Ufolatria http://midiaeprofecia.blogspot.com.br/2012/10/ufolatria.html “A ufolatria trata da mistica, de crença, do “querer acreditar”, assim como tantas outras afirmações de outras Religiões, e neste aspecto, assim como se vêem rostos de Jesus em torradas, e Nsa.Sra. supostamente aparece todos os dias para uma dúzia de “videntes” pelo Mundo, falando muito e dizendo nada, assim é também a ufolatria, que tem que abastecer seus “fieis” de material continuo, visando se auto-sustentar, se manter “viva”. Portanto variadas afirmações são feitas, e de forma recorrente por esta linha de pensamento, e pelo o que eu posso apurar, até o momento são poucas as correntes ou os pesquisadores que defendem este conceito, que se preocupam com sua coerencia. Então “fontes” afirmam o que querem, e como nada do que afirmam ocorre, novamente surgem afirmações que buscam justificar os erros anteriores, e isso segue indefinidamente, reciclando datas e afirmações que novamente não se cumprem, e isso não parece incomodar a quem estuda o tema, pelo contrário, os encoraja a “continuar” divulgando coisas que não procedem.”
Responder | Responder com citação | Citar
0 # flavia 30-10-2014 10:32
Olá pessoal li quase todas as opiniões e gostei muito. Mas eu o que quero saber é: se Deus criou o Homem a Sua imagem e semelhança, (e nós não conseguimos usar nem 1o% de nossa inteligência), como é que poderia existir vida mais inteligente fora da Terra? Alguém aí já pensou nisso? A mim parece contraditório pensar que existe. Ás vezes me perco em meus pensamentos.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Alex Hoffmann 11-07-2014 03:20
Olha, vida como conhecemos aqui na terra creio impossível. Marte é venenoso para nós, alem de venenoso meio frio pro meu gosto, quando a temperatura baixa além dos 5º negativos já começa a me incomodar, e quando passa dos 35 também. Além do que, não foi encontrado nada igual a terra, porque para a vida florescer tem que ter todas as condições exatas a da terra. Em nenhum outro planeta com as características da terra isto é evidenciado. Portanto, se tiver vida, ela não é como a nossa, e por isto concordo com a assertiva de que Deus fez tudo isto para mostrar o seu grandioso poder de criação, e tudo isto apenas para nós, e além disso, ainda fez o gesto maior ainda, Jesus deu sua vida por nós. Sou mesmo uma fagulha de nada. Quão imerecido este amor. Além do mais o único basicamente com a mesma distância do sol é a lua e olha na pindaiba que é lá.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Sidnei 20-09-2013 09:14
Se houver vida inteligente como a nossa fora da Terra, teria que se perguntar primeiro se haveriam alma imortal neles. Horas, para saber isto por princípio deve-se aplicar aquilo que a nós também é cabível para chegar a conclusão que nós somos constituídos por uma alma imortal, ou seja, se somos adotados de: inteligência, vontade e liberdade, isto nós faz pessoas, isto nos faz termos uma alma imortal, se os ETs que algum dia, os seres humanos vierem a se comunicar forem também adotados com estes três atributos: inteligência, vontade e liberdade, eles também serão pessoas, embora talvez terão alguma constituição física diferente da nossa, e terão alma imortal, e portanto, serão também criaturas criadas por DEUS, pois estes três atributos partem de DEUS e ele dá a algumas de suas criaturas para os tornar mais semelhantes a ELE, embora a Bíblia revela que somente o ser humano é que é sua imagem e semelhança, porém, isto não descarta que poderá haver outros seres extra terrestres que não serão humanos, ou, semelhantes aos seres humanos, mas que serão iguais, se forem adotados pelos três atributos acimas citados. Portanto haverá ainda muitas especulações a este respeito, mas minha opinião é que para tais discussão sempre deverá partir deste pressuposto se este pessoal que hipoteticamente abitam outros planetas, em galáxias que se encontram anos luz de nós, e que muito provavelmente nunca teremos contatos com eles, só se os seres humanos ou os extra terrestres inventarem algo para chegar a um ou outro planeta mais rapidamente, terão alma imortal e serão pessoas se forem adotados como nós de inteligência, vontade e liberdade, se não, então serão seres irracionais e não adotados de alma imortal.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Dirceu Camargo 19-09-2013 14:51
Olha gente, primeiramente gostaria de agradecer aos gestores do site por esse belíssimo trabalho. Sou católico com muito orgulho e muito amor, mas perto de vocês ainda nem engatinho. Li uma vez que a história de ET's tinha uma relação com um dos três segredos de Nossa Senhora de Fátima e, por isso, acho que não existem. Algúem que já ouviu isso poderia me falar desse assunto? Fiquem na paz amados irmãos!!!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Gêneto 28-05-2013 15:19
As questões levantadas só fazem por confundir a mente e distanciar o foco, parece como uma armadilha colocada ali para nos pegar.Veja:(Nada contra o tópico levantado)"Questões" no sentido de pessoas que debatem, e falam isso ou aquilo, ou aquilo outro.Não sabemos nada e acabamos nos esquecendo da misericórdia de Deus.E'le nos livra e livrou de tantas coisas, esteve conosco em todos os momentos.Tenho 37 anos, casado, pai de três filhos maravilhosos(obras primas da criação). Ficamos curiosos em saber o oculto, em imaginar o inimaginável.Certo que é inerente ao ser humano essas vontades, o erro o acerto, o tentar de novo.Saber se abalará as estruturas da Igreja e do Cristianismo??? Deus se fez homem e habitou entre nós!!!E'le habitou entre nós...Amor, amor, amor. Bom saber que a Igreja aceita, e não trata como pecado o que pensa ser real tal coisa.(ponto) O resto, se um dia se comprovar ou não, é resto. "As portas do inferno jamais prevalecerão."(mesmo que sejam ET's bonzinhos rsrsrsrsrsrsr) Paz e bem.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Philipe Lucas 12-11-2012 16:15
Concordo com o pensamento do pe Funes. O que distingue um ser humano dos outros animais? Cor de pele? Altura? Quantidade de membros? Idioma? Nenhum destes! Filosoficamente falando são duas faculdades, inteligência e vontade. Deste modo, havendo vida que possua estes dois atributos em outros planetas, eles seriam considerados homens e seriam alcançados pela salvação de Cristo! Fiquem com Deus Pax et Bonum Philipe Lucas
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Paulo 08-11-2012 14:34
Tá, tá, o "rei na barriga" não foi tão sutil assim. :/ Desculpem! :)
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 08-11-2012 22:50
Está desculpado, é claro. E seja sempre bem-vindo aqui no blog.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Paulo 08-11-2012 14:31
"Agora, Paulo: imagino que vc seja um cara legal, mas recomendo, de coração, que você reavalie a sua forma de contestar as pessoas aqui. Pode até não ser a sua intenção (no comentário de outro post vc disse que não pretendia ser malcriado), mas parece que você está agredindo gratuitamente. O pessoal aqui no blog não costuma ter frescura e esculhacha quando uma criatura faz por merecer, mas é preciso ter critério. Você sai dando patada em gente que não falou nada contra você. Recomendo mais cautela e educação." Olá, Viviane! Como disse no outro post, com o Cadu, realmente eu fui irônico em várias postagens, mas juro que queria que fosse uma ironia mais sutil, e nunca uma ofensa direta. Desculpe por isso. Porém, não acredito que eu tenha agredido ninguém, nem dei nenhuma patada. Vc me pede para reavaliar a forma de contestar as pessoas. E é esse o ponto! Não conheço você, como posso contestar você ou alguém aqui? O que eu contesto e sempre contestei foram IDEIAS, DOUTRINAS, até mesmo "VERDADES". Mas nunca, em momento algum, PESSOAS. É isso, findo meus comentários aqui neste site pois tive a confirmação que não há o que contestar aqui. Eu tentei, sim, trazer perguntas que me pareciam pertinentes e por duas vezes usei de ironia sutil CONTRA A DOUTRINA. Mas não há argumentação contra a "Verdade". É esse o ponto que o Cadu me disse no outro post. Como eu disse, uma pena. Mas é isso mesmo. "Morno, te vomitarei". Eis-me aqui, Senhor.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Cadu Sindona 08-11-2012 17:21
A Verdade irmão já foi na Igreja inúmeras vezes contestada. A Igreja sofreu e sofre demais por professar sua Fé. Não é possível existir duas verdades sobre a mesma coisa porque uma anularia a outra, não dá pra ser católico e ariano ao mesmo tempo: ou Cristo é Deus ou Ele não é. Só há essas duas opiniões possíveis. Quando alguém quer se salvar, quer ser católico, é preciso crer na Fé da Igreja que sabemos ser a Verdade. A razão não é prisioneira da fé irmão, ela ajuda-nos a entender a Fé como ela é. Não quero em momento nenhum ofender-te; mas essa ideia de mesmice, de afronta a Sã Doutrina da Salvação já era na época dos Apóstolos, motivo de briga porque os Apóstolos sabiam que ou se cria na Verdade, e assim os cristãos ficariam unidos em todo o mundo, ou não se cria e muitos perderiam a fé. A Verdade libertará amigo, um dia você e eu contemplaremos isso, e aí irmão a época de tomar uma decisão já terá passado. Fique na paz irmão, e que Maria Santíssima abençoe você e sua família. Certa bonum certamen fidei!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Paulo Ricardo 07-11-2012 11:58
Sabe, tudo é apenas suposição. particularmente, meu grande problema com relação a isso é o seguinte. As distâncias estelares são intransponíveis. E nem me venham com a teoria das cordas ou as dobras espaciais ou buracos minhoca. São teorias e aja Bósons e Férmions para explicá-las. A grandiosidade cósmica de Deus é apenas um dos aspectos do incomensurável, já que, "nele vivemos e nele nos movemos". Sabe, considero provável, mas mesmo formas de vida com uma base diferente da nossa, digamos, seres de silício que precisem de terra ao invés de água pra viver (viajei), mesmo assim tenderiam a entropia, ou seja, mesmo que pudessem viver bem mais do que carboníferos como nós que apodrecem sem reposição regular e H2O para hidratar seus pobres corpos molengos, fica a dúvida: como viajar 3 milhões de parsecs (um parsec = 3,26 anos-luz, façam as contas) e mais ainda, pra quê? A gente mal consegue observar a alteridade com outros humanos e na maior parte dos casos não conseguimos. Os aliens são sempre vistos como produto da ciência desumanizada e ateia. Nunca vi aliens com espiritualidade, não sabemos retratá-los assim, não sabemos sequer retratar um hindu, quanto mais um alien. A questão toda é, sempre os vemos pela ótica humana, caso existam, claro. Eles seriam realmente conforme os protótipos que observamos na cultura pop: conquistadores cruéis ou bichos-grilo siderais com mensagens hare-khrisna? Ou chegariam aqui e diriam: ué, que m... é essa de não acreditar em Nosso Senhor Jesus? Cartas para redação.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # André Fernandes 05-11-2012 23:11
Gostei da referência sutil ao nosso amigo Bilu, Vivi!! #CQC
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Thiago Ventura 05-11-2012 18:07
Parabéns! Meus sinceros parabéns! Mais uma vez vocês arrasaram na publicação. Continuem assim, falando clara e abertamente, com um jeito até um tanto informal, mas sempre muito bem fundamentados na Sã Doutrina e na Bíblia. Parabéns! Deus os abençoe e a SS Virgem os guarde. Salve Maria!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Bruno Linhares 05-11-2012 17:59
Aproveitando este trecho: "“E se um dia a existência de vida extraterrestre inteligente for comprovada… Como fica o cristianismo? Os ETs também seriam católicos? Jesus também teria morrido por eles?“" Gostaria de anunciar que a terceira parte da "Trilogia Cósmica" de C. S. Lewis foi finalmente publicada pela editora Martins Fontes. O livro "Uma força medonha" já está à venda na Saraiva. Comprei o meu exemplar esse fds :) Conforme já comentei aqui antes, C. S. Lewis nos oferece uma brilhante abordagem desse "problema teológico" do cristianismo face aos ETs.
Responder | Responder com citação | Citar
+1 # Paulo 05-11-2012 15:57
“É possível que não sejamos os únicos, mas acho mais provável que Deus tenha feito todo o universo (ou multiverso, conforme algumas teorias mais doidas) só para o homem" Uau, isso é que é ter o Rei na barriga!!! Se assim for, quero minha parte em vida, porque até agora não desfrutei nem do mundo em que eu vivo, quanto mais do universo. http://www.youtube.com/watch?v=kEOcMfukTm8
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Fabão 06-11-2012 13:57
Deus ter criado todo o universo só para o homem seria "loucura" muito menor que morrer para salvar o homem. Isso não é ter rei na barriga, mas reconhecer a imensidão do amor de Deus, e consequentemente a minha pequenez diante desse amor. Talvez fosse melhor perguntar antes de tirar conclusões. ;-)
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Samanta 08-11-2012 22:13
Exatamente! É só olhar para a questão da imortalidade da alma -fundamental para o cristianismo- IMORTALIDADE, vida SEM FIM, para todo o sempre, isso já é por si só suficientemente irracional e louco para milhões de pessoas. A imensidão do espaço sideral é menor do que o conceito da imortalidade do homem se pensarmos a partir de teorias que acreditam que assim como o universo começou de pequenos átomos este irá voltar a forma inicial, sugado por um buraco negro. E enquanto o universo tem um fim a vida continua no reino dos imortais....
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 06-11-2012 17:37
É isso, aí, Fabão! Também exerguei a coisa deste modo: o universo todo só para homem não seria uma loucura, mas não por causa do merecimento dos homens (claro que não!), mas sim porque isso bate perfeitamente com a generosidade "exagerada" de Deus. Agora, Paulo: imagino que vc seja um cara legal, mas recomendo, de coração, que você reavalie a sua forma de contestar as pessoas aqui. Pode até não ser a sua intenção (no comentário de outro post vc disse que não pretendia ser malcriado), mas parece que você está agredindo gratuitamente. O pessoal aqui no blog não costuma ter frescura e esculhacha quando uma criatura faz por merecer, mas é preciso ter critério. Você sai dando patada em gente que não falou nada contra você. Recomendo mais cautela e educação.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # André 06-11-2012 23:44
Mas, sejamos francos, Vivi, qualquer videozinho que você vir no youtube, comparando a terra a 1 pixel perto das estrelas[=sóis] por aí afora, fará você perceber que a quantidade assombrosa de sistemas solares torna indubitável que em muitos, muitos lugares mesmo, é possível haver atmosfera e água líquida, condições sine qua non para a vida! O "problema" é que, se essa vida for menos inteligente q a nossa, provavelmente nunca conseguiremos desenvolver tecnologias para chegar até ela e, mesmo se isso acontecer, o que é que bactérias extraterrestres terão de revolucionário? Já se essa vida for mais racional que a nossa, muito provavalmente já nos conhecem e pouco se importam conosco. Aí é que entra o fanatismo: achar que há vida "pau a pau" com a nossa, logo teria de existir conflitos extragalácticos e aqueles devaneios todos da ficção científica. Recomendo-te alguns vídeos, são muito bons e em alta resolução, assista, vale a pena! Acho que a imensidão do universo é prova incomensurável do amor de Deus por nós mesmo caso ele não tenha sido "feito" só para nós, concorda? http://www.youtube.com/watch?v=UhJh5EgYt7M http://www.youtube.com/watch?v=CuyMr97PoSI
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Fabão 07-11-2012 11:24
André, Por "mais racional" ou "menos racional" eu entenderia "mais cientificamente evoluída" e "menos cientificamente evoluída". Foi isso que você quis dizer? Nossa existência é prova do amor incomensurável de Deus, independente do tamanho do universo. Realmente é possível que não sejamos os únicos seres sencientes no universo, mas eu não me surpreenderia se fôssemos, pq Deus é meio "sem noção" para essas coisas mesmo... ;-)
Responder | Responder com citação | Citar
0 # André 06-11-2012 23:45
No lugar do segundo vídeo assista a esse, é o mesmo só que em alta resolução http://www.youtube.com/watch?v=yYnnUwvRIAI
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Fabão 05-11-2012 13:50
Falando sério agora... É possível que não sejamos os únicos, mas acho mais provável que Deus tenha feito todo o universo (ou multiverso, conforme algumas teorias mais doidas) só para o homem. Claro que falando assim parece ilógico, parece loucura, mas vale lembrar que "o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras". (I Coríntios 2, 14) Paz e Bem!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 05-11-2012 14:39
"É possível que não sejamos os únicos, mas acho mais provável que Deus tenha feito todo o universo (ou multiverso, conforme algumas teorias mais doidas) só para o homem". Também acho!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Fabão 05-11-2012 13:42
Anda tão difícil encontrar vida inteligente na Terra que o pessoal tá procurando fora dela...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # JoSantosDtna 19-09-2013 12:28
Haha! Permita-me compartilhar sua constatação! Hahaha!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Daniel Pires 05-11-2012 13:18
Claro que os ETs existem. Vocês acham que a Lady Gaga é o quê?
Responder | Responder com citação | Citar
0 # marcos 22-12-2014 11:37
bom, então fica provado que eles não são VIDA INTELIGENTE!...
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Fábio Luciano 05-11-2012 12:09
Sim, de fato, supor a existência de ets não faz incorrer em heresia. Longe de mim afirmar ou pensar tal coisa! ^^ Abração.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Fábio Luciano 05-11-2012 11:54
Eu não acredito que ets existam, mas é também uma posição pessoal.. Certa vez li a entrevista de um padre da FSSPX que argumentava que se eles existissem, haveria sim algumas repercussões teológicas sérias. O pessoal da FSSPX pode ser meio paranóico aqui e ali, mas é fato que eles entendem de Teologia. Além disso, acho muito interessante o que o Papa Bento XVI diz, no livrinho "Do Sentido de ser Cristão" em que ele fala de uma certa "lógica do desperdício" que seria própria de Deus. Deus nunca faz somente o estritamente necessário. Ele sempre faz as coisas com um certo "exagero". O Apóstolo João fala disso: a alternativa de tradução para "tendo-nos amado, amou-nos até o fim" é "... amou-nos em excesso". E prova disso é que Nosso Senhor não precisaria ter passado pelo suplício da Cruz para nos redimir. Um mero arranhão na mão teria sido elevado a uma dignidade infinita em função da sua natureza divina. Porém, Ele escolhe livremente passar por aquilo tudo. Deste ponto de vista, não é de admirar que, para criar o homem como senhor da criação, Ele tenha feito um certo "desperdício", criando a imensidão descomunal do cosmos. Eu penso que é uma posição bastante interessante. Abração.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # A Catequista 05-11-2012 12:03
Fábio, eu também li esta entrevista com o padre da FSSPX. Mas mesmo ele concorda que quem cogita a possibilidade de vida extraterrestre não incorre em heresia. Quanto à sua reflexão de que "a imensidão descomunal do cosmos" não é um "desperdício" para abrigar somente a raça humana, eu partilho deste pensamento.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Daniel 05-11-2012 11:40
Arrebentando, como sempre a boca do balão, vocês! :p Uma série de livros que seria interessante para divagar sobre vida extraterrestre e a própria redenção humana é a Trilogia Espacial, do CS Lewis (sim, um dos maiores pensadores cristãos e autor da série de Nárnia). E quando eu falo bom eu falo booom mesmo. Acho que, se não conhecem, deveriam dar uma lida. Eis minha sugestão :)
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Hugo 05-11-2012 11:38
Pessoalmente eu não acredito na existência de vida inteligente fora da Terra, mas acho bem possível a de outras formas de vida: bactérias, plantas, animais... Se o homem é a magnum opus da criação, me parece pouco plausível outra criatura que seja material e portadora de alma imortal além do homem. Mas... Como não é de fé e sequer planejo ser astrônomo, biólogo ou qualquer coisa do gênero, guardo apenas como uma opinião pessoal de um adolescente.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Rommel Werneck 05-11-2012 11:16
Tb acredito e adorei o artigo
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Cadu Sindona 05-11-2012 09:14
Sabemos pelo Livro do Gênesis Vivi, que Deus "contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom." (Gen 1,31); portanto creio que caso haja vida em outros planetas (que francamente acho plausível mas não concreta, visto o tamanho do Universo e a localização perfeita da Terra para abrigar vida) Deus os fez naturalmente bons, mas não creio que eles tenham alma imortal pois Cristo veio "salvar os filhos de Abraão" portanto todo o gênero HUMANO. Os animais não tem salvação porque não tem alma e imagino que isso também se aplique caso haja vida em outro lugar. Esse tema é polêmico, mas adoro filosofar com essas coisas hehe. Pax et ignis!
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Marcos Barbosa 01-10-2013 11:18
Cadu e Bruno, se os ETs não tem alma, como então eles são considerados seres muito inteligentes, ou seja, são bem mais inteligentes que o Homem. Portanto, se possuem Inteligência, eles pensam e, se pensam, conclui-se que possuem alma. Os animais agem por instinto, não pensam, por isso não possuem alma. Na minha opinião, tais seres não existem. Jesus disse que haverá um só Reino e um só Pastor. Marcos
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Cadu Sindona 14-01-2016 22:28
Veja meu caro: se ETs existirem, não sabemos como eles são. Há muitos astrônomos gabaritados que creem que existem ETs microscópicos no Universo, e que a chance de esses seres microscópicos não existirem é praticamente nula frente ao tamanho do cosmo. Uma ameba que exista em Marte já é um "ET". Esse debate nada tem a ver com a visão hollywoodiana de seres verdes ou cinzas altões e esquilos de olhos negros. Qualquer vida extraterrestre pode existir, mas mesmo que exista, não imagino que possam ser comparados ao homem. Só o homem recebeu de Deus a autoconsciência de si. Até que seja possível provar que um ser de outra espécie possa ter autoconsciência de si, minha fala se sustém sem dúvida.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Bruno Linhares 05-11-2012 17:57
Concordo, Cadu, com a avaliação de que os hipotéticos seres extraterrestres poderiam não ter alma. É uma das vias mais tranquilas de se trabalhar o tema.
Responder | Responder com citação | Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade
Publicidade