Publicidade

Catequese sem sono

Eram os velhos tempos de Orkut. Não lembro se a comunidade era sobre Tolkien, Senhor dos Anéis, cristianismo ou literatura. Na época, eu com meus doze anos, li em uma discussão algo mais ou menos assim: “Mas Senhor dos Anéis e Crônicas de Nárnia são coisas ocultistas! TEM MAGIA! Bruxaria!”…
Muitos leitores nos perguntam: "Fulano fez tal coisa... ele está condenado?", ou "Se eu fizer aquilo outro, vou para o inferno?". Antes de tudo, precisamos entender qual o limite de julgamento da Igreja. Como Mãe e Mestra, a Igreja recebeu de Cristo (especialmente, por meio de Pedro) o poder de…
Temos uma novidade para os nossos leitores de Portugal! Agora nossos dois livros em defesa da fé católica e da História da Igreja estão à venda em vosso país. O site VIA BRASILIS é o nosso parceiro! Para comprar o nosso primeiro livro, AS GRANDES MENTIRAS sobre a Igreja Católica,…
No nosso post anterior sobre João Calvino, afirmamos que ele não era um real defensor da liberdade de interpretação das escrituras e da Bíblia como única autoridade de fé (Sola Scriptura). Hoje vamos explicar porque. A loucura protestante já havia se espalhado para todo o lado, e um dos tópicos…
Em 2 de março de 1983, o mundo ficou boquiaberto com uma cena insólita: um papa metendo o dedo cara de um sacerdote, e lhe dando uma bronca... diante das câmeras de TV! Esse passa-sabão épico e histórico aconteceu na Nicarágua, na ocasião da chegada do Papa João Paulo II…
Responda rápido aí: o que você imagina quando te apresentam um livro de ficção escrito por um católico? Quando o escritor é cristão? Não sei você, mas por muito tempo eu imaginava algo como “Um amor para recordar”, do Nicholas Spark. A menininha santa e do bem vai convertendo o…
Salve meu povo! E hoje voltamos ao exame da história da Deforma Protestante calvinista. Primeiro, vamos lembrar que Calvino era 26 anos mais novo que Lutero e, na sua época de atuação, a Reforma já tinha virado o balaio de gatos que todos nós conhecemos. Isso porque já havia se…
Você! Você mesmo! Você conhece Flannery O’Connor? Ela venceu muitos obstáculos e se tornou uma escritora incrível. E um dos fatores do seu sucesso foi encarar o dom de escrever como uma verdadeira vocação. E você? Já pensou que esse pode ser o seu chamado também? É impressionante a quantidade…
Antes de começar este artigo, eu preciso dizer: EU AMO O PAPA FRANCISCO! Pronto. Agora que manifestei meus mais ternos sentimentos, vamos à notícia. No último dia 19, o Papa Francisco teve um encontro pré-sinodal em Roma, com cerca de 300 jovens de diversos continentes. Alguns tiveram a oportunidade de…
No primeiro domingo do Advento, período de quatro semanas antes do Natal, a Igreja nos recorda a segunda vinda de Cristo, para julgar os vivos e os mortos no fim dos tempos. Agora seja sincero: se você ficasse sabendo que o Senhor voltaria hoje à noite, qual seria a sua…
Você é católico que acha que menor infrator tem que ser tratado como animal na casa de detenção? Fica feliz quando vê um menor ser linchado quase até a morte após um pequeno furto? Acha que ações de ressocialização de menores infratores são bobagem? Você está precisando de um pouco…
Bem sabemos que à história real dos santos costuma-se somar muitas lendas, coisas que o povo inventa. Entretanto isso não exclui a veracidade de alguns fatos absolutamente extraordinários, que nos deixam de boca aberta. Há um relato fantástico do qual eu não ouso duvidar, pois foi confirmado pelo testemunho do…
Eu não aguentava mais ver na minha timeline comentários – pró e contra – sobre o clipe Vai Malandra, da Anitta. Agora quem desbancou a popozuda e praticamente monopoliza as discussões acaloradas nas redes sociais são leigos denunciando o aparelhamento de certas alas da CNBB por grupos e partidos marxistas.…
O homem que criou, ou melhor, recriou e acertou as diferenças do antigo calendário juliano, foi o Papa Gregório XIII (com o auxílio dos cientistas do Vaticano). Isso aconteceu no ano 1582. O calendário que usamos até hoje foi uma complicadíssima engenharia que envolveu muitas ciências distintas. Interdisciplinaridade a gente…
Muitas vezes um grande livro tem que ser reapresentado às novas gerações. Aqui temos um caso clássico de um livro para além do maravilhoso: “Além do Planeta Silencioso”, primeiro livro da “Trilogia Cósmica” de C. S. Lewis. Mais conhecido pelo excelente e imorredouro “As Crônicas de Nárnia”, bem como por…
Oi Povo Católico! Hoje retomamos a nossa coluna sobre literatura! A partir de hoje, Daniel Araújo começa a colaborar para o nosso site com dicas fantásticas de literatura! Aproveite... --------------------------- E aí, católico, que livros você tem lido? Se você tem algum hábito de leitura e está interessado na sua…
Temos dois santos chamados Domingos bastante conhecido de todos: o grande fundador da Ordem dos Pregadores (e meu santo de guarda), São Domingos de Gusmão, e o jovem São Domingos Sávio. Mas existe outro que antecede ambos no tempo: São Domingos de Silos. Sua devoção hoje é mais localizada em…
Há uma coisa um tanto esquisita no Evangelho de Marcos: a narrativa dos episódios em que Jesus pedia segredo sobre seus milagres e sobre a sua condição de Filho de Deus. Ele revelou ao grupo restrito dos Apóstolos que era um só com o Pai, mas às demais pessoas, ocultava…
E aí meu povo! Catelivros de volta, e em grande estilo. Submissão (de Michel Houellebecq, Ed. Alfaguara) é a história de François, um professor de literatura comparada. François é o típico intelectual francês de academia. Esclarecendo aqueles que (ainda) não sabem, a palavra islã, do árabe, significa submissão. Submissão à…
Um capeta tagarela, tradicionalista ultrarradical e super sincerão: essa é a personagem central do livro “Confissões do Inferno ao exorcista Padre Gabriele Amorth”. Sobre esse livro miserável, temos duas coisas a dizer: não foi escrito pelo padre Amorth e é potencialmente danoso para a fé! Alguns espertinhos fizeram a maior…
Um dos impulsos mais fortes do ser humano é aquele que gera o desejo de se unir intimamente ao sexo oposto e de formar uma família. Por isso o caminho mais frequente de vida é o do matrimônio. Contudo há um grande número de pessoas que são chamadas especialmente por…
Página 1 de 10
Publicidade
Publicidade